terça-feira, 30 de outubro de 2012

A nossa homenagem a Syria


Turquia, Síria e Líbano 2009


Em bom tempo empreendemos esta viagem. É com muita pena que quase diáriamente assistimos a imagens de violência e destruição na Síria. Um País com um povo tão caloroso e uma História tão rica que se traduz nos monumentos e nos achados arqúelógicos espalhados por todo o País. Quem sabe desta nossa viagem, agora diz: "ainda bem que voçês já lá foram..."

É uma incógnita o futuro da Síria. Ainda bem que aproveitámos aquela época de paz e calmia para conhecer estes Países tão especiais. Sentimos sempre uma mágoa e angustia quando vemos agora as imagens que vêm de lá, por isso prestamos a nossa homenagem através destas fotografias aos povos destes Países.

"A guerra é um massacre entre pessoas que não se conhecem para proveito de pessoas que se conhecem mas não se massacram."



A nossa viagem começou na Turquia. por uma questão de custos, escolhendo Istanbul como nosso porto de desembarque. Para alem dos custos, voltar a Istanbul é sempre um prazer e qualquer desculpa é válida para regressar a esta cidade maravilhosa e ficar aqui mais um par de dias. Se tiver que escolher Istanbul como porto de partida para qualquer sitio, ficarei certamente sempre mais um par de dias...
Apanhámos depois um Voo doméstico para Gazianthep, já no Sul do País e daqui via terrestre até à fronteira com a Síria. Aleppo, Latakia, Damascus e Homs fizeram parte do nosso roteiro. Atravessámos a fronteira para o Líbano de camioneta e viajámos por Beirut, Baalbek e o impressionante sagrado Vale do Kadisha.




Um grupo de peregrinos a cantar em tom de oração na Mesquita de Umayyad, em Damasco.
É património da Unesco e considerado o 4º lugar mais sagrado para os muçulmanos.
Tem um santuário no qual se supõe estar guardada a cabeça de João Batista, considerado um Profeta do Islão. Conta-se que a cabeça foi encontrada durante as escavações para a construção da mesquita.


É nesta Mesquita que se crê que Jesus, outro Profeta do Islão voltará no fim dos Tempos.


O colorido, animado e autêntico Bazaar de Damasco. Se tivesse que eleger o Bazaar mais autêntico sería certamente este. Turistas havia poucos, e a maior parte dos afluentes eram Syrios que iam ali fazer as suas compras.




Na Rua Direita, no centro de Damasco, rua mencionada na Bíblia, onde S. Paulo se terá convertido ao Cristianismo, conhecemos este homem de origem curda que nos convidou para tomar chá em sua casa e onde nos ofereceu um recital de musicas tradicionais.

Malula, uma vila a cerca de 56km de Damasco, construída no rochedo, e unico local onde ainda se fala a língua de Cristo, o aramaico.






Fronteira entre a Syria e Líbano, onde a presença dos militares é constante.
Atravessámos esta fronteira de camioneta.




Beirut, capital do Líbano com as suas avenidas e Cafés ao estilo parisiense.




Em Beirut, a longa avenida que acompanha o mar, conehcida como La Corniche.




Marcas vísiveis de balas ainda se viam em alguns prédios.





Na praia e a fumar chicha. As muçulmanas em Beirut.




Bcharre, cidadezinha libanesa situada no belo Vale do Kadisha. Alberga a unica floresta de cedros do Líbano e está rodeadea por uma paisagem montanhosa que vai alternando entre o árido dourado e o verde da vegetação.




As caminhadas inesqueciveis pelo tranquilo e sagrado Vale de Kadisha.




Um dos mosteiros cravados na rocha que vamos vendo ao caminhar pelo Vale.



Bcharre ao fim da tarde.




Baalbek, cidade libanesa conhecida pelas ruinas romanas, o maior tesouro romano do Pais. Baalbek, outrora denominada Heliopolis, possui das ruinas romanas mais bem preservadas do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário