quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

De que rostos é feito o mundo

As viagens são feitas de lugares, mas tambem de pessoas.  E assim, surgiu a ideia de fazermos uma pequena compilação de fotografias das gentes com quem nos cruzamos nas nossas viagens.


Mulheres do povo Naxi, em Lijiang, na China, a cerca de 80km do Tibete.

Povo Naxi nas ruas de Lijiang, China.
 


Em Baisha, perto de Lijiang, vive o Dr Ho, um médico naturalista muito conhecido na China e até no resto do mundo, que trata as pessoas à base de chás. A esposa, vestida com o traje tipico do povo Naxi, ajuda-o no consultório que tambem é a casa deles, mexendo e remexendo pós e ervas milagrosas. O consultório do Dr Ho já há muito que se tornou numa atracção turistica desta zona, tanto que o ancião médico até tem livros de visitas de vários Países, e o de Portugal tambem lá está e o nosso comentário tambem lá estará, por entre poeiras e ervas de chá.







E a tribo das mulheres dos cabelos compridos? Quase que apetecia contar uma história com este tema a uma criança antes de adormecer...
É verdade, tambem existe. Pertencem a uma das minorias étnicas da China, da tribo Yao, e vivem sobretudo no interior Sul da China, mas tambem no Norte da Tailândia. Elas naõ cortam os cabelos, que vão crescendo e crescendo até se arrastarem pelo chão.
As mulheres da fotografia estavam junto à nossa camioneta a vender pulseiras que elas mesmo fazem, mas onde ganham mais dinheiro, é a soltar os cabelos para os estrangeiros. Quem quer ver os longos cabelos até ao chão, tem que pagar...

Zona  dos arrozais de Longsheng




Continuamos pela China, em Guilin, no Sul. Junto ao rio Li, o passeio de barco faz uma breve paragem nesta ilhota com chão de pedregulhos, rodeados por enormes penhascos rochosos. Esta mulher, para alem de vender pulseiras e colares, tambem se dedica à venda de ...pedras.






O jovem barqueiro de Yangshuo, na China, mas que é Tailandês e que a mim me faz lembrar o Hucleberry Finn, companheiro de aventuras inseparável de Tom Sawyer. Será do chapéu de palha enterrado até aos olhos ou do sorriso travesso? Huckleberry Finn a correr pelas margens do Mississipi...










Um dos vicios nacionais da China é o jogo. Verdadeiros amantes não só de casinos, mas tambem de todo o género de jogos. Nos passeios é comum passarmos por homens, agachados em cima de pequenos bancos, concentradissimos diante de tabuleiros de jogos.









Sem comentários:

Enviar um comentário