terça-feira, 23 de setembro de 2014


FORT KOCHIM


Matancherryu, perto de Fort Fochim




Especiarias no bairro de Matancherruy




Matancherry


 
 
 
MADURAI
 
Estou em Madurai desde ontem de manhã. Mudei de cidade e de Estado, passei de Kerala para Tamil Nadu.
Madurai é uma cidade tipicamente indiana, confusa e caótica. Quase que não há passeios e por isso temos que partilhar as ruas esburacadas com carros, auto riquexós, bicicletas, carrinhas, outras pessoas, vacas, e chegar a um sitio que até é proximo passa a ser uma jornada de aventura e paciência.
Escolhi um hotel pela localização, a cerca de 2 km do templo de Meenakshi, a atracção turistica e religiosa principal de Madurai, dedicado a Meenakhsi, mais conhecida por Parvati, esposa do deus Shiva, e que nasceu com três seios, sendo que a profecia ditou que quando ela conhecesse o homem com quem iria casar, o terceiro seio desapareceria e então eis que conhceu Shiva, o futuro marido.
Ao templo pode aceder-se por quatro das dez gopurams, ou seja, torres pelas quais se atravessa de uma sala para a outra, todas ricamente trabalhadas, incrustadas com imagens de deuses, animais, demónios pintadas com côres vivas.
Entrei pela torre Este que dá acesso à sala dos 1000 pilares, que na realidade contem 945 pilares, ricamente decorados com imagens de figuras mitológicas.
Muitos peregrinos continuam a chegar e fazem filas, as tipicas filas indianas que aqui fazem todo o sentido, para aceder aos altares de Meenakshi e Shiva, vedados aos não Hindus.
Chego ao lago sagrado, que de acordo com as lendas do povo Tamil, é suposto avaliar a qualidade das obras literárias, sendo que as obras atiradas a estas águas que afundarem serão um fracasso e as que flutuarem serão um sucesso.
Aproxima-se a hora do almoço e alguns hindus sentam-se no chão morno do templo e desembrulham folhas de jornal onde trouxeram arroz e vão metendo pedaços com as mãos na boca. O calor e a humidade tornam-se insuportáveis.
O templo para alem de local de oração é tambem lugar de comércio. Mutos vendedores exibem os seus produtos debaixo dos pilares e vende-se comida, alguma dela para ser oferecida aos deuses, mas tambem muitos souvenirs.
Templo Meenakshi
 
 
 






Vendedora de cabelos a entrada do Templo




Templo a noite





Templo a noite

 

3 comentários: