quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Chennai - Mysore

 
 
30 de Setembro - Shatabdi Express para Mysore
 
Em Mamallapuram adormecia ao som das ondas, na estação de Chennai ia dormindo com os anúncios na língua tâmil ao que presumo serem saídas de comboios e informações sobre plataformas, alternadas com pequenos trechos de musica clássica, tipo valsa. Vem à minha mente a confusão que deve continuar noite fora no piso de baixo e como esta musica tranquila, alegre e descontraída parece algo de burlesco e irónico.
 
O comboio sai às seis da manhã, é confortável, espaçoso e servem pequeno-almoço e almoço que está incluído no preço do bilhete. Cerca de 6 ou 7 horas depois estou a chegar a Mysore emais uma vez mudo de Estado, passo de Tamil Nadu para Karnataka, em vez da língua tâmil, passo a ouvir kanadá, a lingus oficial de Karnataka. Estamos em, plenos festejos do Dushera, muito celebrado em Mysore, festival que celebra a vitóriade de Ram sobre o demoníaco Rei do Sri Lanka que lhe raptou a mulher., e muitos indianos de outras cidades e outros Estados vieram passear e assitir a um dos momentos altos do festival nesta cidade, a iluminação do Palácio Real.
 
Fico instalada no Hotel Grand Inn e embora não seja um hotel de luxo, mas é também a antítese do dormitório onde passei a noite anterior. Os hotéis da cidade estão quase todos cheios. O Grand Inn está muito bem, localizado, a cerca de 5oo m do Palácio e também muito próximo do Grande Mercado.
 
O Palácio é imponente e aproveito o fim da tarde para o visitar. Tenho que o contornar, até dar com um dos 4 portões  e único que está aberto para as visitas. Neste percurso conheço o Sachu, consultor e os 2 amigos, que vieram de Hyderabad e na bilheteira como não tenho troco, oferece-me-me o bilhete...como indiana, Na realidade os indianos pagam 10 rupias enquanto que os estrangeirtos pagam 250 rupias. Pergunto ao Sachu como é que vou passar pelo funcionário à entrada do Palácio, mas ele apenas me diz para os seguir. Tal como eu esperava, o funcionário questiona-me porque tenho um bilhete de indiana, ou seja, a coisa deu para o torto. Não sei que explicação o Sachu deu ao funcionário mas acabou por dar meia volta e ir comprar-me o bilhete para estrangeiros. Visitamos o Palácio juntos e cada sala que atravessamos dá lugar a um esgar de admiração. Cada sala é mais bonita que a outra, pilares esculpidos , pinturas e quadros que adornam as paredes, tapetes cravados com pedras preciosas.
Fora do Palácio decorrem os preparativos para o Dushera. Estão a montar um palco e fico a saber que vai haver um espectaculo de musica tradicional indiana. Também estão a colocar cadeiras de plástico.
No inicio da noite quando volto, ainda assisto um pouco ao concerto de musica tradicional e de repente a meio de uma musica, o Palácio transforma-se num arraial de luz. Tudo à volta do Palácio e pela cidade fora está com iluminações e as ruas inundadas por gente. Vive-se o Dushera. A Vitória do Bem sobre o Mal.
 
 
Palácio Real à noite

Palácio Real em Mysore no festival do Dushera
 


 




x
Iluminações do Dushera vistas do Restaurante

Sem comentários:

Enviar um comentário