quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pondicherry - Mamallapuram


27 de Setembro

De manhã, a Lisa conta-me como foi a meditação e fico com pena de não ter podido assitir. Conta-me que todos se sentaram num pátio exterior dentro do ashram com plantas e árvores e que os vinte minutos de meditação se resumiram a isso mesmo: unicamente meditar, todos sentados de olhos cerrados numa viagem dentro de si mesmo sem qualquer orientação ou instrução.
Despeço-me da Lisa, que entretanto me conseguiu uma reserva num sitio que adorou em Mamallapuram de onde veio.
Apanho mais uma camioneta, esta um pouco em melhor estado que as anteriores, com vidros e bancos ligeiramente mais confortáveis. A viagem não é muito longa, são cerca de duas ou três horas. A estrada segue junto à costa e a paisagem é tropical com muita vegetação densa e um palmeiral vasto. A camioneta para na estrada à entrada da pequena cidade e poucos metros depois de sair dela, apanho um autorriquexó até ao Sri Harul Guesthouse, que a Lisa me fez o favor de reservar em Pondicherry. É o próprio dono que me vem receber, simpático e descontraído e mostra-me o quarto e fico logo satisfeita. É um quarto simples mas com uma varanda mesmo sobre o mar e a vista é impressionante. Do lado direito o areal estende-se até ao Shore Temple, situado mesmo sobre o mar e do lado esquerdo a praia a perder-se de vista ocupada com os barcos dos pescadores e abrigada pelo palmeiral. Alguns surfistas desafiam a corrente que parece um pouco forte e alguns banhistas indianos também tomam banhos, as mulheres mais vestidas do que eles, mas todos muito bem dispostos com a temperatura morna das águas.
O meu quarto está encaixado no meio de dois, e porisso tenho uma varanda de cada lado. De um lado, está uma família indiana de Chennai, um casal com duas filhas que chegou pouco tempo depois de mim e parece combinado, o casal da outra varanda, jovens alemães, a Sara e o Tobi, também chegaram quase na mesma altura.
O Tobi parece exausto e dorme no chão da varanda, enquanto ela me vai contando que chegaram há três dias à India e que estão no incio de uma viagem de quatro meses. A India não é novidade para a Sara, que fez voluntariado durante alguns meses em Auroville, e agora está a regressar para passear e visitar alguns amigos que fez durante esse tempo, mas a viagem deles ainda há-de passar pelo Nepal e Nova Zelândia.
Vou dar um passeio pela praia até à vedação que cerca o Shore Temple. Durante o caminho sou abordada por várias pessoas, que me querem vender colares e pulseiras, ou simplesmente saber de onde sou e como me chamo. Junto ao templo, um homem sai de uma loja que vende sobretudo estátuas em pedra, quase todos deuses, e convida-me a ir visitar o "Museu"... Sinto-me cansada com o calor e a humidade e a persistência dos vendedores e regresso ao guesthouse e na varanda combino jantar com a Sara e o Tobi no restaurante do terraço do mesmo.
Comemos, conversamos, jogamos dados e cartas, enquanto a noite engoliu por completo a praia, e não fosse o som poderoso das ondas a bater no areal, até duvidaria da sua existência ali mesmo ao lado.



Varanda do quarto do guesthouse

Vista da varanda do quarto...com o Shore Temple na encosta

 

Jantar com a Sara e o Tobi

 

Vista da varanda, o mar como chão
 
 
 

Barcos de pescadores na praia de Mamallapuram



 

Sem comentários:

Enviar um comentário